Por Sidney Silva – O município de Equador, distante 95,8 km de Caicó, começou a ser bastecido quarta-feira, (09), através de carros-pipa por que o açude Mamões que fornece água para a população secou desde novembro passado, inclusive, no dia 02 de janeiro, a Prefeitura, encaminhou ofício  ao escritório regional da Caern solicitando o apoio.
A cidade de que tem 6 mil habitantes, está sensivelmente afetada pela estiagem, já tendo sido decretado estado de calamidade pelo Poder Executivo Municipal.
O assessor de comunicação da Companhia de Águas e Esgotos do Estado – Caern, Paulo Freire, disse ao portal G1/RN que a situação realmente preocupante e no caso de Equador, o açude secou e o fornecimento de água vem sendo reduzido há alguns meses. Desde dezembro passado o órgão não está cobrando as contas de água naquela cidade.
Ao Caern forneceu 5 carros-pipa que estão abastecendo o município, e cada bairro de Equador recebe um carro-pipa por dia.
Em entrevista ao Blog a gerente interina do escritório regional d Caern, Rosi Gurgel, disse que por causa da falta de chuvas, faz-se necessário o racionamento de água.
Em Caicó, o rio Seridó, onde era captada a água para abastecer a zona norte, secou. O leito era perenizado pela Barragem Passagem das Traíras, que está com seu nível abaixo de 20%. Com isso, toda a cidade agora é abastecida pela adutora Piranhas/Caicó e pelo Itans. (*Obs. A cidade de Caicó, quando existe água suficiente, é divida em duas partes pela Caern. Uma delas, (zona norte), é abastecida pela Passagem das Traíras, e a outras, (zonas oeste, leste e centro), são abastecidas pelo Itans e adutora).
A Caern, também confirmou que já fazendo manobra de abastecimento em Caicó. São 48 horas com água e 48 sem. No Itans são captados 500 metros cúbicos de água por hora, e na Adutora, 300 metros cúbicos por hora.
A adutora Piranhas/Caicó, atualmente ela leva abastece às cidades de Jardim de Piranhas, São Fernando e Caicó.
A gerente interina da Caern na região do Seridó, apelou para a população pedido que se tenha consciência no uso da água. “Elimine o desperdício de água na sua casa. Seja fiscal da Caern. Quando virem uma pessoa lavando avisem, denunciem, porque se não chover a situação vai piorar bastante“, alertou.
Outra cidade do Seridó, que está com apoio dos carros-pipa é São José do Seridó. Lá, parte da cidade, principalmente os bairros mais altos estão com o apoio da Caern, inclusive, o faturamento não é feito, ou seja, a conta de água não é cobrada.