segunda-feira, 4 de junho de 2012

Novo remédio contra câncer obtém bons resultados em 1ª fase de testes

Remédios que estimulam a capacidade do sistema de defesa do corpo humano de reconhecer e atacar o câncer passaram com sucesso pela primeira fase de testes e receberam autorização para novas experiências. O tratamento é promissor contra cânceres avançados de pulmão, pele e rins.
Os resultados dos primeiros testes clínicos foram publicados pela revista médica “New England Journal of Medicine” e apresentados durante o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.
O princípio desses medicamentos é bloquear um processo natural da evolução do câncer. Nele, uma proteína chamada PD-L1, que fica na superfície das células cancerosas, se liga a outra proteína, a PD-1, que fica nas células do sistema de defesa do organismo. A ligação funciona como um “escudo” bioquímico que impede a destruição do tumor.
Um dos remédios desenvolvidos bloqueia a PD-1 e o outro impede a ação da PD-L1. Os dois foram testados em estudos separados, desenvolvidos em hospitais dos Estados Unidos.
Os resultados variaram de acordo com o medicamento usado e a doença tratada. A menor resposta positiva foi de 10% – pacientes com câncer de pulmão que usaram o remédio contra a PD-L1 – e a maior foi de 28% – pacientes com melanoma, um tipo de câncer de pele, que usaram o remédio contra a PD-1.
Pode parecer pouco, mas os números são bons, tendo em vista que são casos avançados em que não há muitas opções de tratamento.
saiba mais
 Fonte: G1

Nenhum comentário: