quinta-feira, 3 de maio de 2012

Arcebispo quer unir católicos, muçulmanos e judeus para combater o casamento gay

  • Representante do Vaticano no Reino Unido, o arcebispo Antonio Mennini, propôs a união de lideres cristãos, muçulmanos, judeus e de outras religiões para lutarem juntos contra a legalização do casamento de casais do mesmo sexo. O Núncio Apostólico deseja unir os diferentes grupos religiosos para colocar pressão sobre o governo.
    Durante um discurso feito no encontro com bispos católicos da Inglaterra e do País de Gales, ele ecoou os recentes comentários do Papa Bento XVI, dizendo que a Igreja precisa enfrentar “as poderosas correntes políticas e culturais” que tentem redefinir o casamento.
    Seus comentários foram feitos depois que a Ministra da Igualdade, Lynne Featherstone, disse que lançaria uma consulta nacional sobre o casamento homossexual no Reino Unido. No mês passado, o Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha afirmou que se opõe, descrevendo a iniciativa como “desnecessária e inútil”.
    Na Escócia, o Conselho de Imãs de Glasgow publicou um documento onde descreve o casamento de pessoas do mesmo sexo como um “ataque” à sua fé e crenças básicas.
    O parecer da comunidade judaica está mais divido. As correntes representadas pelas sinagogas Liberais e Reformadas deram apoio ao casamento gay, mas os rabinos das sinagogas Unidas se manifestaram contrários.
    O rabino-chefe, Sacks Senhor, que está se aposentando, até agora tem resistido à pressão e continua sendo uma voz contra a proposta. O rabino Yitschac Schochet, da Sinagoga Unida no norte de Londres, que o aconselha sobre questões familiares, acusou o governo de lançar uma “agressão” aos valores religiosos.
    Enquanto isso, Senhor Singh, líder dos Sikhs do Reino Unido, disse que as reformas propostas recentemente representam “um ataque à religião”.
    Durante a Reunião Plenária, em Leeds, o arcebispo Mennini advertiu que os padres e bispos enfrentarão “uma campanha longa e provavelmente difícil”. “Eu me pergunto se não deveríamos buscar mais apoio entre as outras confissões cristãs e, também nas pessoas de outras religiões”, disse. “Parece-me que, no que diz respeito à instituição do casamento e da santidade da vida humana, temos muito em comum com a posição da comunidade judaica, do rabino-chefe, e de muitos dos representantes mais importantes do Islã”, completou.
    O segundo clérigo católico mais importante da Inglaterra e do País de Gales, o arcebispo Peter Smith, de Southwark, disse que não houve contatos formais com outros grupos religiosos, mas explicou: “Vamos trabalhar com qualquer um que concorde conosco sobre o matrimônio. Isso não é algo bom para a sociedade e levará a uma confusão maior… Estamos trabalhando da melhor maneira possível com todos os tipos de grupos religiosos, e a Igreja da Inglaterra [Anglicana] parece estar seguindo a mesma linha que nós sobre esse assunto”.
    Traduzido e adaptado de Urban Christian News

Nenhum comentário: